segunda-feira, 30 de março de 2015

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL apresenta a proposta de Evento a ser realizado na UEL – Universidade Estadual de Londrina, estado do Paraná, nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho de 2015.

Trata-se do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, evento simultâneo ao II SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS e ao I CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE e JUSTIÇA AMBIENTAL.

O Evento tem natureza científica, de curta duração (quatro dias), abrangência internacional, promovido pela associação dos programas de pós-graduação em Serviço Social e Política Social, Geografia e Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, com apoio dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social da PUC/SP, UFPI – Universidade Federal do Piauí, bem como apoio internacional do Programa de Pós-Graduação Prevenção da Violência de Gênero na Escola e na Família da Universidade do Porto – Portugal e do CIPPEC – Centro de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento de Buenos Aires – Argentina.

PUBLICO ALVO:

Professores, Pesquisadores e profissionais, alunos de Pós-Graduação e de Graduação de Serviço Social, Direito, Administração, Economia, Geografia, Ciências Sociais e áreas afins à temática.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
O Evento será realizado no período de 09 a 12 de junho de 2015.

Geral:
Propiciar espaços de divulgação, reflexão e discussão da produção científica sobre os desafios colocados para as políticas sociais contemporâneas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e profissões que atuam com estas políticas e discutir os direitos sociais na perspectiva do território e do direito à cidade.

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação nos ESPAÇOS DE DEBATE E PESQUISA, na modalidade comunicação oral, deverão ser postados no site do evento, mediante inscrição, entre 03 de março e 05 de Abril de 2015.

Eixos temáticos:


1. Política Social, Seguridade Social e Proteção Social.

Ementa: Seguridade Social: concepções e arcabouço legal. Debate internacional sobre a Seguridade e Proteção Social em tempos de crise. Limites e desafios das políticas sociais.


2. Gestão de Políticas Sociais


Ementa: Diretrizes e tendências atuais da gestão de Políticas Sociais. Processos de Gestão (planejamento, monitoramento, avaliação, controle social, burocracia, intersetorialidade e trabalho em rede). Orçamento público. O território enquanto “chão” das políticas sociais,

3. Exercício profissional do assistente social nas Políticas Sociais

Ementa: A intervenção profissional do Assistente Social nas diferentes políticas sociais. Os processos de trabalho do assistente social nas políticas sociais. A configuração do exercício profissional nos diferentes espaços socio-ocupacionais que implementam as políticas sociais. As particularidades do exercício profissional nas políticas sociais.

4. Fundamentos, Trabalho e Formação do Serviço Social

Ementa: A formação profissional do assistente social. O trabalho e os processos de trabalho do assistente social. Os fundamentos teórico metodológicos, ético político e técnico-operativos constitutivos do exercício profissional do assistente social.

5. Gênero, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Diversidade

Ementa: Ordem Patriarcal de gênero, Violência de gênero, Direitos Humanos e Políticas Públicas. Desafios e avanços no campo do gênero, raça/etnia e diversidade sexual.

6. Movimentos Sociais e participação social

Ementa: O Estado brasileiro e a estratégia de enfrentamento dos movimentos sociais na atualidade, das jornadas de junho aos movimentos por moradia. A negação dos direitos civis, políticos e sociais. Participação Social.


7. Direitos Humanos, Estado Penal e Criminalização da pobreza


Ementa: Direitos Humanos, lutas e debates contemporâneos. Implicações do Estado Penal e da criminalização da pobreza. Debates no campo sóciojurídico.

8. Território Poder e Conflito.

Ementa: A pluralidade conceitual do território, migração e do conflito. O território, a territorialidade, a desterritorialização, a reterritorialização e a multiterritorialidade no contexto das interconexões e interações envolvendo o poder caracterizado pela consolidação e sistematização de inovações que influenciam a organização do espaço no tempo.

9. Direito à Cidade, Planejamento e Justiça Ambiental

Ementa: Processo de urbanização no Brasil e no mundo. Os interesses em jogo na terra urbana. Funções sociais da cidade. Planejamento urbano-ambiental. Impactos ambientais. Distribuição e localização dos efeitos negativos. Sustentabilidade social, econômica e ambiental. Política Urbana, mobilidade e acesso na cidade.

Mais informações: http://www.uel.br/pos/mestradoservicosocial/site/congresso/

E-mail: congressouel2015@gmail.com.

Telefone: 43-3328-2400

FONTE

http://www.abepss.org.br/noticias/ver/85

Nenhum comentário:

Postar um comentário