segunda-feira, 19 de maio de 2014

XIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL – XIV ENPESS

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica e profissional do Serviço Social e de áreas afins para o XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), que será realizado de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2014, na cidade de Natal, RN, e terá como tema central “Lutas sociais e produção de conhecimento: desafios para o Serviço Social no contexto de crise do capital”.

O tema vincula-se à perspectiva de aprofundar a centralidade que as lutas sociais, os processos de resistência e enfrentamento à ordem do capital têm no projeto ético-político profissional. Tanto para a caracterização dos espaços sócio-ocupacionais, suas demandas e desafios para a intervenção da (o)s assistentes socais, bem como, para a pesquisa e a consequente produção de conhecimento, o desvendamento do real em suas dimensões macro e micro estruturais. Assim, o debate a partir dos movimentos sociais e populares é fundamental para, além garantir a defesa do nosso projeto, apontar tendências para qualifica-lo nos processos formativos de graduação e pós-graduação.

A conjuntura de aprofundamento das desigualdades, as expressões da crise mundial e de longa duração são produzidas em meio às contradições que emanam da própria ordem burguesa. Essas contradições fomentam diferentes formas de resistência.

As manifestações de massa em âmbito mundial e as mobilizações no Brasil, em especial as que marcam as manifestações iniciadas em junho de 2013, expõem o acirramento das contradições dessa sociabilidade e fortalecem a necessidade de aprofundarmos o debate sobre: quais as lutas sociais travadas no contexto de crise do capital e quais são os desafios para o Serviço Social?

Em meio às concepções e projetos em disputa, o Serviço Social do ponto de vista, ético-politico, teórico-metodológico técnico-operativo, encontra um enorme desafio: o de manter a autonomia da profissão e a perspectiva crítica em face da conjuntura atual num quadro de profunda barbarização da vida social, cuja uma de suas faces é a retomada do conservadorismo e pragmatismo nos diversos espaços sócio-ocupacionais que está em larga medida articulada à criminalização dos movimentos sociais. Assim, na perspectiva de garantir esse debate ao XIV ENPESS, a ABEPSS convida a categoria e outros segmentos para construírem nesse espaço mais um momento de produção, resistência e de consolidação das conquistas anteriores no horizonte da emancipação.

O XIV ENPESS, a partir do tema central, se organizará em torno de eixos dos Grupos Temáticos de Pesquisa – GTPs, sob as seguintes modalidades: conferências, colóquios, mesas coordenadas, sessões de comunicação oral, apresentação de pôster. Contamos atualmente com sete GTPs: 1. Trabalho, Questão Social e Serviço Social; 2. Política Social e Serviço Social; 3. Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional; 4. Movimentos Sociais e Serviço Social; 5. Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; 6 Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades; 7. Ética, Direitos humanos e Serviço Social.

A programação, normas para apresentação de trabalhos, eventuais inovações e outras informações serão divulgadas em breve. O prazo final de envio de trabalhos está previsto para até 30/06/2014.

Lembramos que, ao final do XIV ENPESS, dia 05/12/2014, a ABEPSS realizará sua Assembleia Geral para prestação de contas, eleição e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2015-2016.

Contamos com sua participação.
Um abraço e até breve!

Comissão Organizadora,
ABEPSS

MAIORES INFORMAÇÕES:

http://enpess2014.abepss.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário