segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CURRÍCULOS, CULTURAS E FRONTEIRAS: Gênero e sexualidade em questão

"O campo de pesquisas e estudos sobre currículo no Brasil é hoje um dos principais campos da grande área da Educação. Inúmeros são os enfoques e as temáticas que ganharam destaque no campo a partir da década de 90, entre elas os estudos culturais, estudos dos cotidianos escolares, questões de gênero, raça e sexualidade, entre outras. Entre as principais produções do campo, destacam-se pesquisadores vinculados a região sudeste e sul do país. Entre os principais eventos organizados por instituições nacionais, podemos destacar as reuniões do GT de Currículo nas reuniões anuais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), o Seminário Internacional Redes promovido pelo PROPEd/UERJ, o Seminário Internacional Diálogos sobre Diálogos organizado pelo GRUPALFA/UFF, os Colóquios Luso-Brasileiro de Currículo (parceria entre universidades brasileiras e portuguesas) e o Colóquio Internacional de Currículo promovido pela PPGE/UFPB. A região norte e o estado do Amazonas ainda não ocupam um local de destaque na produção de conhecimentos sobre o campo.


Ao escolhermos o tema deste seminário “Gênero e Sexualidade”, consideramos o crescente número de pesquisas que focam a temática em diferentes perspectivas, desde enfoques identitários à pesquisas provocadas pelos estudos queer. Além disso, fortalecemos a interlocução acadêmica iniciada a partir do I Colóquio Internacional Gênero, Sexualidade, Fronteira e Direitos Humanos, realizado em 2012 no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas em Benjamin Constant. Apesar do foco no campo do currículo, ressaltamos que há pesquisas que estão sendo desenvolvidas na região, não necessariamente dentro do campo de estudos curriculares, mas que nos interessam por focalizarem: relações homoafetivas entre etnias indígenas, o mercado do sexo na região da tríplice fronteira, questões relacionadas a violência contra a mulher.


Destacamos o caráter internacional do evento, sobretudo pela localização do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB/UEA). O CESTB está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, possibilitando e incentivando a participação de pesquisadores, docentes, discentes e professores da educação básica dos três países. Dessa forma, pretende-se proporcionar a circulação de conhecimentos que extrapolem as fronteiras nacionais. O evento é aberto à participação de pesquisadores, docentes e discentes estrangeiros, inclusive com apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação oral e pôster. Os trabalhos poderão ser publicados nos anais do seminário nos idiomas português ou espanhol.


Ressaltamos que o evento está sendo organizado pelo Observatório da Violência contra Mulheres no Alto Solimões/UFAM e pelo Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/UEA, localizados na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru)."


Período: 12 a 14 de novembro de 2013

Local: Centro de Estudos Superiores de Tabatinga

Realização:
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade Federal do Amazonas
Observatório de Violência Contra Mulheres do Alto Solimões


EIXOS TEMÁTICOS:


EIXO 1 – Sexualidades, violências e Direitos Humanos

EIXO 2 – Políticas, práticas curriculares e culturas

EIXO 3 – Educação em contextos transfronteiriços e/ou mutltiétnicos

EIXO 4 – Identidades, processos de subjetivação e diferença


Envio de resumos até o dia 05 de outubro de 2013.



INFORMAÇÕES:
http://seminariocurriculos.blogspot.com.br/p/apresentacao.html?fb_action_ids=646518542048763&fb_action_types=og.likes

Nenhum comentário:

Postar um comentário