terça-feira, 7 de maio de 2013

1º Encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social -ENPS

Em 2013, o Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES realizará, no período de 10 a 13 de junho, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo, o 1º Encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social (ENPS). O tema do evento “As transformações do Estado no mundo hoje” ancora-se na necessidade de consolidar o ENPS como um espaço de intercâmbio e reflexão acerca da realidade mundial, especialmente num momento em que emergem movimentos e governos que contestam a hegemonia norte-americana e as políticas recessivas que penalizam ainda mais a população ao redor do mundo.

Este tema instiga pesquisadores a refletir sobre as dificuldades e obstáculos impostos pela conjuntura mundial (e particular de cada país), num contexto em que se destacam a mundialização dos processos econômico-sociais, a força do neoliberalismo na condução de políticas sociais (das quais o Estado busca desresponsabilizar-se) e as extremas desigualdades sociais postas, entre outros fatores, pela divisão internacional, regional e social do trabalho e pela precarização das condições e relações laborais. O tema central expressa ainda os desafios com os quais se defrontam os pesquisadores e profissionais envolvidos com a questão. No atual contexto brasileiro, latino-americano e mundial, as forças sociais de esquerda se reorganizam em torno de alternativas de enfrentamento das contradições e desigualdades econômicas, culturais, políticas e sociais. A persistência de um sistema de proteção social de caráter focalizado, territorializado e marcado por políticas de transferência de renda não altera os determinantes estruturais da miséria e da pobreza ampliando, portanto, a necessidade de pensarmos o existente e de construirmos estratégias econômicas, políticas e sociais para sua superação.

Os níveis de desigualdade e a necessidade de aprofundarmos o debate sobre os sistemas de proteção social no Brasil e no mundo, todos se defrontam em torno de questões como focalização, territorialização, o lugar e o papel dos programas de transferência de renda - se estes produzem alterações sobre os determinantes da miséria e da pobreza -, tudo isso coloca a todos a necessidade de pensarmos o existente e de construirmos estratégias econômicas, políticas e sociais para sua superação.


INFORMAÇÕES:

http://enps.com.br/capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário