sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política

O Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política é um evento nacional que procura constituir um espaço de debates para as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação na ciência política . O evento reunirá em Curitiba, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2013, estudantes de pós-graduação e docentes de todo o país, com vistas a fortalecer os estudos considerando sua pluralidade de abordagens e perspectivas.

A necessidade de um evento específico para a pós-graduação se insere no movimento de expansão da Ciência Política no Brasil, bem como da sua consolidação face às demais subáreas das Ciências Sociais. Nos últimos anos, o número de programas de Pós-Graduação em Ciência Política e/ou Relações Internacionais vem aumentando e isto de reflete na ampliação da quantidade de GTs destinados aos debates da disciplina na ANPOCS, que duplicou nos anos 2000. Desde 1998, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) promove congressos bianuais que reúnem as várias linhas de pesquisa desenvolvidas nas diversas universidades do país. Com a ampliação do universo de pesquisadores, o espaço para o debate das pesquisas em etapa de formação se rarefez, e cada vez mais a observância da excelência acadêmica priorizaria trabalhos de pesquisadores constituídos, em detrimento aos estudantes da pós-graduação.

Nesse contexto, teve lugar uma ampla discussão entre estudantes de distintos programas, sobre a necessidade de um espaço de debates específico para os pós-graduandos em Ciência Política. Tais discussões redundaram em um movimento nacional de alunos da pós-graduação em favor de um tal espaço de debate acadêmico, e, desse modo, surgiu o Fórum. A principal meta é que esse seja um evento que se pauta pela excelência acadêmica, integração dos estudantes dos programas de pós e discussão dos aperfeiçoamentos no campo da pesquisa em Ciência Política.


Submissão de trabalhos até o dia 17/03/2013



Grupos de Trabalho:


GT 01 - Partidos, eleições e representação política Detalhes

GT 02 – Comunicação e Política Detalhes

GT 03 – Teoria Política Detalhes

GT 04 – Estado e Políticas Públicas Detalhes

GT 05 – Instituições Políticas Detalhes

GT 06 – Cultura Política, Democracia e Comportamento Político Detalhes

GT 07 – Participação Política e Movimentos Sociais Detalhes

GT 08 – Relações Internacionais Detalhes

GT 09 – Estudos Legislativos Detalhes

GT 10 – Estudos de Elites e Estruturas de Poder


INFORMAÇÕES:

http://www.forumcienciapolitica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário