sábado, 18 de fevereiro de 2012

Especialização em Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais- PUC RIO

Especialização em Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais

Local: Unidade Gávea
Período de Aulas 20/03/2012 a 05/07/2012 (1º Período)
Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30

Obs.: eventuais aulas aos sábados, das 9h30 às 13h.
Introdução

O Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio tem procurado nos últimos anos refletir sobre as etapas de elaboração, implementação e avaliação das políticas sociais no Brasil, procurando mostrar que se trata de uma discussão fundamental para garantir maior eficiência dos gastos públicos e alcançar melhores resultados nas iniciativas governamentais dos três níveis federativos.

Mais recentemente foi realizado um esforço de incorporar ao debate os Departamentos de Administração, Direito e Economia da universidade, procurando valorizar eixos temáticos comuns e identificar disciplinas fundamentais ao exercício das atividades profissionais do gestor de políticas sociais, sem perder de vista os desafios do país e do estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.

No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio não tem faltado uma reflexão rigorosa sobre as recentes mudanças na administração pública brasileira envolvendo as relações entre Estado, Democracia e Sociedade, bem como a respeito da trajetória das principais políticas sociais no ambiente marcado pela Constituição Federal de 1988.

Entretanto, com a ampliação da carreira de Gestor de Políticas Públicas no país, e nos anos recentes no estado do Rio de Janeiro, verificamos a necessidade de uma formação mais ampla, que consolidaria a perspectiva interdisciplinar anteriormente iniciada, e mobilizaria os principais referenciais teóricos e metodológicos envolvidos no debate acadêmico sobre “Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais”.

Neste momento, portanto, o compromisso maior deve ser o de contribuir para formação e qualificação de gestores de políticas sociais com atuação no estado do Rio de Janeiro, na esfera governamental (estado e municípios), em organizações não-governamentais e empresas privadas envolvidas em ações de responsabilidade social. Em um contexto histórico favorável a incorporação destes profissionais, mas também marcado por antigas e novas questões na esfera governamental e na realização de políticas sociais.
Objetivo

Estimular no âmbito da PUC-Rio a discussão sobre Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo principalmente os Departamentos de Sociologia e Política, Administração, Direito e Economia. Contribuir para a formação e a atuação qualificada dos gestores de políticas sociais no estado do Rio de Janeiro, com atuação no nível governamental, no terceiro setor e na área de responsabilidade social.
Público Alvo

Graduados nos cursos de Ciências Sociais e áreas afins (Administração, Comunicação Social, Direito, Economia, Geografia, História, Relações Internacionais e Serviço Social). Gestores de políticas sociais nos níveis governamentais federal, estadual e municipal, nas organizações do terceiro setor e nas empresas privadas com ações de responsabilidade social.
Carga Horária

Este curso tem carga horária de 360 horas, distribuídas em 2 período(s) letivo(s).
Programa

- Mudanças Institucionais na Administração Pública Brasileira e Políticas Sociais (45h)
- Governo, Formação da Agenda e Cidadania (45h)
- Economia do Setor Público (45h)
- Estudo das Cidades e Avaliação de Políticas Sociais (45h)
- Gestão Pública Contemporânea (45)
- Disciplina Jurídica da Administração Pública (45h)

- Palestras: serão realizadas 30 palestras, com 3 horas de duração cada, perfazendo um total de 90 horas, para discussão de temas complementares ao Curso, de Estudos de Caso de Avaliação de Políticas Sociais e Orientação da Monografia.

- Monografia (trabalho final)*

*O(a) aluno(a) obrigatoriamente irá desenvolver uma monografia como trabalho final, que deverá ser entregue no período de dezembro a junho de 2012.

Observação: este curso tem carga horária de 360 horas distribuída nos dois semestres de 2012, sendo que em cada um deles tem três disciplinas e aproximadamente 15 palestras.

Inscrição: Até 02/03/2012
Taxa: R$40,00

A taxa de inscrição só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em qualquer uma das unidades: Gávea, Centro, Barra e Caxias
Seleção

A seleção será feita mediante análise do Curriculum Vitae e histórico da graduação, além de uma entrevista, a ocorrer nos dias 03/03/2012 (sábado) ou 05/03/2012 (segunda-feira) na PUC-Rio.

Obs.: a CCE irá agendar o horário de sua entrevista posteriormente.

Resultado: 07/03/2012
Matrícula: 08/03/2012 a 09/03/2012

A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.

O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email financeirocce@puc-rio.br ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.
Investimento

O curso poderá ser pago em 14 parcelas de R$ 635,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.

Desconto de 5% para os alunos que realizarem o pagamento do valor integral do curso à vista. Desconto não cumulativo.
Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

FONTE: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?cOferec=6194

Nenhum comentário:

Postar um comentário