sábado, 21 de maio de 2011

16º Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)

O 16º Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)acontecerá em Recife no período de 12 a 15/11/2011.

Comemorando 30 anos, a ABRAPSO reafirma com o 16º encontro nacional sua resistência política à cristalização das instituições humanas, ao propor um evento que alia ensino, pesquisa e atuação profissional em Psicologia Social implicada com o debate atual sobre problemas sociais e políticos do nosso país e sobre o cotidiano da nossa sociedade.

A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) nasceu comprometida com processos de democratização do país, a partir de uma análise crítica sobre a produção de conhecimento e atuação profissional em Psicologia Social e áreas afins. Nosso horizonte é a construção de uma sociedade fundamentada em princípios de justiça social e de solidariedade, de uma sociedade comprometida com a ampliação da democracia que se opõe à moralização da luta por direitos e ao expurgo à diferença. Nossas pesquisas e ações profissionais visam à crítica à produção e reprodução de desigualdades, seja ela econômica, racial, de gênero, por orientação sexual, por localização geográfica ou qualquer outro aspecto que sirva para oprimir indivíduos e grupos. Os princípios que orientam as práticas sociais dos filiados à ABRAPSO são, portanto, o respeito à vida e à diversidade, o acolhimento à liberdade de expressão democrática, bem como o repúdio a toda e qualquer forma de violência e discriminação.

Nossa entidade, como parte da sociedade civil, tem buscado contribuir, na forma de controle social sobre a ação do Estado, para que possamos de fato avançar na explicitação e resolução de violências de diversas ordens que atentam contra a dignidade das pessoas.

O Encontro Nacional de Psicologia Social promovido pela ABRAPSO é uma dessas estratégias, sendo um dos primeiros eventos nacionais nessa área (desde 1980) e o 3º maior encontro brasileiro de Psicologia, em numero de participantes, reunindo nos últimos encontros uma média de 3.000 pessoas e apresentação de mais de 2.000 trabalhos.

Vale ressaltar que a 16ª edição do evento nacional acontecerá, pela segunda vez consecutiva, numa capital da Região Norte-Nordeste (Recife), conforme decisão da entidade, em Assembléia, de modo a potencializar e dar visibilidade à produção dessas regiões. Essa decisão coaduna também com políticas de expansão e fortalecimento de programas de pós-graduação em Psicologia e áreas afins para regiões geográficas distantes dos pólos de maior desenvolvimento sócio-econômico do país, visando contribuir para a diminuição das desigualdades sociais.

Participantes

O evento é voltado para estudantes, profissionais que atuam na formulação ou implementação de políticas públicas, profissionais autônomos, professores, pesquisadores de Psicologia Social e áreas afins do Brasil e do exterior, com participação estimada de 4.000 pessoas, tomando como base a freqüência dos eventos anteriores.

Instruções Gerais sobre inscrição de trabalhos

* Data limite para inscriçao de trabalho: 24 de junho de 2011
* Nº máximo de trabalhos por proponente: 02 (dois)
* Os resumos devem ter no máximo 3.000 caracteres

INFORMAÇÕES: http://www.encontro2011.abrapso.org.br/site/capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário